top of page

A evolução dos módulos solares fotovoltaicos


Placas Solares Fotovoltaicas
Usina Fotovoltaica GDSUN - Presidente Prudente, SP

Os módulos solares fotovoltaicos são componentes essenciais na conversão da luz solar em energia elétrica, proporcionando uma alternativa eficiente e sustentável. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), essa tecnologia pode garantir uma economia de até 95% na conta de luz para consumidores corporativos e residenciais brasileiros.


História e Evolução


A invenção da primeira célula solar é creditada ao cientista francês Alexandre Edmond Becquerel, em 1839. Suas experiências demonstraram que a luz solar poderia gerar eletricidade ao incidir sobre eletrodos de metal em uma solução condutora, um fenômeno chamado "efeito fotovoltaico". Este avanço influenciou o desenvolvimento dos painéis solares que conhecemos hoje. Entre 1950 e 1960, o silício começou a ser utilizado no lugar do selênio, aumentando a eficiência de conversão de 1% para cerca de 6%. Os modelos atuais de painéis solares perdem entre 6% e 10% de eficiência depois de dez anos e cerca de 20% após 25 anos.


Tipos de Módulos Solares


Os modelos convencionais de módulos solares são compostos por células fotovoltaicas de silício policristalino ou monocristalino. Além desses, existe o módulo solar de filme fino, formado por uma camada fina de material sobre uma superfície que pode ser irregular ou flexível. Este tipo de módulo é fabricado com insumos variados, como telureto de cádmio, seleneto de cobre gálio índio (CIGS) e silício amorfo. Apesar de serem mais baratos, esses módulos têm eficiência menor.


Existem dois tipos principais de módulos fotovoltaicos: monofaciais e bifaciais. Os módulos monofaciais absorvem irradiação solar apenas na face frontal. Já os bifaciais absorvem irradiação nas faces frontal e traseira. A parte de trás absorve o albedo, a luz refletida pelo solo ou outras superfícies ao redor, aumentando a produção total de energia. Esses módulos bifaciais são frequentemente utilizados em Usinas de Geração Distribuída (GD) e Geração Centralizada (GC), ambientes que permitem maximizar a luz refletida, elevando a eficiência energética. Geração Distribuída (GD) refere-se à geração de energia próxima ao ponto de consumo, enquanto Geração Centralizada (GC) se refere à produção de energia em larga escala, geralmente longe do ponto de consumo e conectada à rede de transmissão.


Tecnologias de Módulos Solares


Os módulos solares são compostos por diferentes tipos de materiais semicondutores usados na fabricação de células fotovoltaicas. Os módulos P-type são produzidos dopando pastilhas de silício com gálio e geralmente utilizam tecnologia de célula monocristalina PERC. Os módulos N-type são conhecidos por sua alta eficiência e desempenho superior em comparação aos módulos P-type. Já os módulos HJT (Heterojunction Technology) representam uma das tecnologias mais avançadas, com uma camada de silício amorfo que recobre a célula de silício cristalino, aumentando a eficiência e reduzindo perdas. Contudo, ainda não está disponível em todos os fabricantes.

 

Funcionamento em Usinas Fotovoltaicas


Em uma usina fotovoltaica, os módulos solares funcionam da seguinte maneira:


Captação de Energia Solar: Os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol.


Conversão de Energia: A energia solar captada é convertida em eletricidade de corrente contínua (CC) dentro dos módulos.


Inversão de Corrente: A eletricidade de corrente contínua é enviada para um inversor solar, que a converte em corrente alternada (CA), a forma de eletricidade utilizada em redes de distribuição.


Distribuição: A eletricidade de corrente alternada é transmitida pelas redes de transmissão e distribuída para uso em empreendimentos conectados à rede elétrica.

 

Aplicação na GDSUN


Na GDSUN, utilizamos módulos solares importados de empresas Tier 1, reconhecidas por sua alta qualidade, inovação e reputação. Os equipamentos instalados em nossas 72 UFVs estão em conformidade com nosso principal objetivo: apoiar nossos clientes na realização de projetos bem-sucedidos para a transição energética, garantindo economia no consumo e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.




Comments


bottom of page