indicadores que orientam o futuro
- comunicacao3202
- 13 de jul.
- 2 min de leitura

O acompanhamento de indicadores de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade (SSMA) faz parte da nossa rotina de gestão das operações. Recentemente, esse processo ganhou um novo padrão de reporte, mais detalhado e padronizado, com o objetivo de ampliar a capacidade de análise, prevenção e tomada de decisão.
No início do ano, todos os indicadores relacionados à saúde e segurança do colaborador foram revisados, com foco em maior consistência nos registros. Passamos a acompanhar com mais precisão dados como ocorrências de acidentes, horas de treinamentos, taxas de gravidade e de frequência — tanto com afastamento quanto sem.
Mais recentemente, os indicadores ambientais também passaram a integrar os relatórios mensais, incluindo consumo de água e energia, geração de energia limpa, descarte de resíduos, reflorestamento, ações educativas e outros dados que ajudam a mensurar o impacto das atividades da empresa nas localidades onde atua.
“Trabalhar com indicadores de SSMA não é apenas uma exigência regulatória. É um instrumento de gestão que nos ajuda a proteger vidas, reduzir impactos e direcionar nossas escolhas com mais consciência e responsabilidade”, afirma Daniela Delfino Ferreira de Andrade, gerente de HSE, ESG e Pessoas da GDSUN.
Esse conjunto de informações permite avaliar riscos, identificar oportunidades de melhoria, garantir conformidade legal e engajar equipes em uma cultura de responsabilidade, onde cada colaborador entende seu papel na construção de um ambiente mais seguro e sustentável.
Como signatária do Pacto Global - Rede Brasil, a GDSUN está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 7 (energia limpa e acessível), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 13 (ação contra a mudança global do clima). O monitoramento dos indicadores reforça o compromisso com o avanço dessas metas e com a transparência na condução de nossas operações.




Comentários